sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Profissionais da Educação conhecem programa Quatis, Cidade Educadora

Quatis, Cidade Educadora. É o que pretende fazer no município durante a sua gestão o prefeito José Larte D’Elias (PMDB).

Após ter apresentado o projeto a secretários mu­nicipais, no mês de janei­ro, esta semana foi avez de diretores, professores, ori­entadores pedagógicos e educacionais que traba­lham nas dez escolas da rede municipal de ensino terem conhecimento da proposta que pretende tornar todas as políticas públicas voltadas para o aprendizado de todos os moradores. "Todos serão motivados a aprender. E é aqui que entra a escola, de­senvolvendo um papel de promotora das transforma­ções", disse José Laerte du­rante a aula inaugural, re­alizada quarta-feira na sede do Quatis Futebol Clube.

Ainda, segundo o pre­feito, o programa Cidade Educadora pertence a uma associação interna­cional e menos de 350 ci­dades no mundo detêm esse título. Com a meta de transformar Quatis numa delas, a exemplo de municípios como Belo Horizonte, São Carlos, Sorocaba, Piracicaba, Santos, Porto Alegre e Gravataí. "Existe ainda a elevação da qualidade do ensino por meio de uma formação integral e a for­mação de cidadãos cons­cientes e atuantes", com­pleta o prefeito.


O projeto foi apresenta­do aos profissionais da Educação pelo secretário de Planejamento, Jorge Melhen. Durante a apre­sentação, ele ressaltou que os professores atuam como o canal de transfor­mação que envolve os alu­nos e os educadores, mas não com ações restritas às salas de aula. "Cidade Edu­cadora é uma alternativa inovadora em educação. É um projeto criado por profissionais experientes, com base na experiência acu­mulada em atuações em grandes projetos educaci­onais", explica Jorge Melhem, acrescentando que a transformação da reali­dade local por meio de re­cursos físicos, humanos e teóricos; a criação de ele­mentos que possibilitem a professores, alunos e comunidade o acesso perma­nente à educação e plane­jamento da educação de maneira integrada, são al­gumas metas que se des­tacam no programa.


Para a secretária de Educação, Aldjane Prata, que organizou a aula inau­gural a fim de esclarecer o programa para os profis­sionais da rede, o progra­ma foi criado para desper­tar nas pessoas a consci­ência de uma cidadania ativa e ele nasceu para es­colas públicas e privadas, levando sempre em conta as particularidades de cada município e institui­ção de ensino, valorizan­do experiências locais. "O professor, os funcionários, a escola, a prática do ensino e tudo o que envolve o dia-a-dia em sala de aula são os diferenciais nesse processo", informa.

Quatis conta com dez escolas da rede municipal, 133 professores, 20 profissionais de orientação pe­dagógica e educacional, pessoal de apoio e cerca de 1,3 mil alunos na rede. (Fonte: A Voz da Cidade, 06 de fevereiro de 2009).