PEA – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Chegamos a um ponto de nossa trajetória de ocupação e de exploração da Terra, em que sua capacidade de suporte dá mostras de esgotamento, sendo urgente a necessidade de revermos as premissas do crescimento econômico baseado no alcance de índices satisfatórios de desenvolvimento humano e de conservação ambiental.
É preciso, para tanto, que a sociedade torne-se ciente de que o desenvolvimento deve ser atrelado ao ambiente, não como se este fosse um obstáculo, mas em concordância com ele, aproveitando-se adequadamente suas potencialidades, de forma a não exaurir os recursos naturais.
Mudar radicalmente nossa concepção de desenvolvimento é o principal desafio do novo século. O conceito de sustentabilidade necessita ser urgentemente internalizado nos processos produtivos e nas condutas cotidianas da sociedade, impondo-se como condição de existência para todas as nações. Para a execução de tamanha tarefa é indispensável a atuação da Educação Ambiental na escola, que possui grande papel formador e multiplicador de opiniões.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz, se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Essa consciência já chegou a escola e muitas iniciativas tem sido desenvolvidas em torno desta questão, por educadores de todo o país.
Por estas razões, vê-se a importância de se incluir a temática do Meio Ambiente como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda prática educacional, já que a principal função do P.E.A é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse é o grande desafio para a educação.
Objetivo Geral: Oferecer meios efetivos para que a comunidade escolar compreenda a importância da temática ambiental, desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente justa.
Objetivos Específicos:
- Conhecer e compreender, de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente.
- Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
- Construir instrumentos de pesquisa de campo para levantamento de dados socioambientais.
- Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
- Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa-efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio.
- Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os em seu cotidiano.
- Contribuir para a preservação e manutenção do ambiente mais imediato em que vive. (pensar global, agir local).
Nenhum comentário:
Postar um comentário