segunda-feira, 3 de maio de 2010

Comunidade Quilombola já tem Escola

Até 2009, todos os alunos da comunidade Quilombola de Santana, matriculados entre o 6º e o 9º anos, precisavam sair da comunidade para estudar no distrito de São Joaquim. Por ser distante cerca de 10 quilômetros da comunidade, os estudantes percorriam 8 quilômetros de ônibus e 2 a pé.
Em 2010 o deslocamento não é mais necessário. Desde o começo do ano letivo, os moradores de Santana têm aulas perto de casa. A iniciativa da Secretaria de Educação foi tomada devido à necessidade de manter os alunos próximos da comunidade, sem o deslocamento grande até São Joaquim. “A nossa preocupação foi, também, com a segurança. Os alunos precisavam caminhar expostos à chuva, ao sol, o acesso à escola era feito de forma precária”, expôs a Secretária de Educação, Aldjane Prata. Este ano, a escola de Santana tem 35 alunos, matriculados da educação infantil ao 9º ano.
Segundo informações da Secretária de Educação, o trabalho na comunidade teve como objetivo também preservar o Quilombo. “A preservação da cultura Quilombola também é preocupação do governo. Manter a identidade daquele povo é importante pro município, para sua história e para a própria comunidade”, destacou ela. Além dos alunos matriculados na escola regular, há 13 no programa EJA, a Educação de Jovens e Adultos.

Fonte: Informativo da Cidade Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário