segunda-feira, 3 de maio de 2010

Escolas Rurais Resgatam Valores dos Alunos
Nós Nascemos para Brilhar. Este é o nome do projeto que teve inicio no ano letivo de 2010, idealizado por Vera de Barros Fonseca e Mirian Prado, diretora e coordenadora pedagógica das 3 escolas rurais do município: Anamélia Pollastri, no Glicério, Benta Pereira em Joaquim Leite e a Escola Municipal de Santana.
A concepção do projeto, que tem como objetivo resgatar autoestima, confiança, valores e identidade dos alunos por meio de trabalhos que valorizem o grupo, teve o auxilio dos professores que atuam nas escolas rurais.
Há pouco mais de um ano, a proposta da Secretaria de Educação passou a ser o trabalho de questões pedagógicas com projetos nas escolas. “Isso oportuniza aulas multidisciplinares e a conseqüente ampliação da visão do aluno, que não fica preso a somente uma disciplina”, esclareceu a Secretária de Educação, Aldjane Prata. “Os resultados são positivos tanto dentro quanto fora da escola”, disse ela.
Segundo Vera de Barros, o tempo de desenvolvimento deste trabalho foi suficiente para mostrar que a proposta poderia ser trabalhada com sucesso nas escolas rurais. Foi ai que surgiu o projeto Nós Nascemos para Brilhar. “No começo houve receio, mas com o andamento dos trabalhos e a resposta significante dos alunos, todos viram a importância do projeto”, destacou a diretora.
Durante o processo de ensino, cada escola retratou uma questão de acordo com as necessidades e as dificuldades dos alunos.
Varias ações foram feitas, entre elas bonecos de panos e de latas, que trabalharam nos alunos questões de cidadania e alfabetização, respectivamente.
O projeto culminou no dia 8 de abril, com a exposição de todos os trabalhos feitos dentro do Projeto Nós Nascemos para Brilhar. Todos os alunos e professores das escolas rurais participaram do evento, realizado na Escola Benta Pereira, com apresentação de danças e músicas. “O retorno foi tão expressivo que o projeto foi ampliado e reprogramado. O próximo terá como tema a História da nossa Escola, que fará um resgate da história de cada escola”, finalizou Vera de Barros.

Fonte: Informativo da Cidade Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário