Ano de melhorias na Educação Inclusiva
Em todo país, a média de alunos que precisam de atenção especial dentro das escolas pública é de 15%. Em Quatis este percentual é menor, já que há, atualmente, 2.259 alunos na rede municipal de ensino e 90 alunos sendo atendidos na sala de recursos da prefeitura, entre os quais, incluem-se aqueles com algum tipo de deficiência física ou intelectual e outros com dificuldade acentuada de aprendizado, que precisam de acompanhamento educacional extraclasse.
A sala de recursos, uma das conquistas da educação especial no município, funciona no CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias e na Escola Municipal Carlos Campos de Faria, em Falcão. A sala é um espaço usado para o atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência e altas habilidades e apoio pedagógico.
“Para desenvolver este trabalho há sete professoras, todas formadas em atendimento educacional especializado, sendo por isso, aptas a lidarem com os problemas e as necessidades de cada aluno especificamente”, explicou a coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação. Márcia Carrara acrescentando que cada aluno é atendido no espaço duas vezes por semana, durante 50 minutos.
Para o segundo semestre deste ano, outras três salas de recursos serão implantadas, nas escolas municipais Julieta Pereira Sampaio, Maria Helena Rafael de Elias e Henry Nestlé. “As novas salas vão ampliar o número de vagas para o atendimento, além disso os alunos serão atendidos mais próximos de sua residência”, detalhou Márcia.
E as novidades não param por ai. Entre as melhorias está o trabalho da professora itinerante, que tem a função de auxiliar o trabalho dos professores que têm alunos em atendimento. “A itinerante vai a sala de aula, observa o aluno, seu desenvolvimento e sua relação com todos, e depois de estudar cada caso, leva ao professor orientações para o aprimoramento do seu trabalho”, disse a coordenara do NUCLESQ, um núcleo de Educação Especial de Quatis, Raquel Pagliares, responsável por todos os projetos da educação especial.
Fonte: Informativo da Cidade Educadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário